O projecto de arquitectura refere-se à demolição, construção de uma moradia uni familiar, conforme as peças apresentadas, inclinando-se sobre os aspectos da localização, conservação, organização funcional, solução construtiva, iluminação e acessibilidades.
O edificado não estando a ser utilizado propôs-se a demolição total do existente para assim construir uma peça mais eficiente em termos construtivos e que apresente as condições necessárias para habitar.
A função do programa foi implantar uma peça minimalista no local, assim houve a necessidade de continuar com um piso abaixo da cota da rua que dá acesso à habitação para manter os mesmos muros de vedação já existentes e assim não alterar a linguagem de rua e ao mesmo tempo criar uma leitura mais limpa e simples para o local.
Para o estudo desta obra teve-se em consideração a topografia do local, a sua disposição solar, as necessidades do requerente. É uma obra que pelas suas características se apresenta adequada ao local, possuindo boas condições de funcionalidade. A inserção urbana foi um elemento sensível para o desenvolvimento da proposta.
Em termos de pormenor construtivo foi tida em atenção o aproveitamento a pedra da demolição e trabalhada no local, as cores utilizadas, os materiais de acabamentos, o tratamento dos volumes de construção e agarrar todos estes pontos numa peça só para poder conseguir um resultado simples e funcional.